O Mercado Imobiliário tradicionalmente tem um alto custo na apresentação de oportunidades ao público e lida com um espectro de renda muito amplo por parte de seus clientes. Por isso. pode usar de ferramentas digitais para levar até as pessoas certas as oportunidades corretas.

O resultado da estratégia digital bem formulada é uma drástica redução nos custos de captação.

Um ou mais Websites pensados para atender exatamente uma determinada estratificação de clientes, associados a Campanhas muito bem pensadas fazem os agentes imobiliários atingirem uma quantidade maior de clientes exatamente com o perfil desejado.

Campanhas muito bem pensadas fazem os agentes imobiliários atingirem uma quantidade maior de clientes exatamente com o perfil desejado.

Os Websites podem ser usados para exibir oportunidades nos diversos submercados do setor imobiliários. Como exemplo: mercado de locação, compra e venda, venda antecipada (empreendimentos na planta), barracões industriais entre outros.

Em todos esses mercados é importante saber se uma determinada linguagem e design atraem ou afastam uma determinada classe de clientes, e se é o caso de criar algo mais específico para um determinado segmento.

No mercado de locação de baixo custo, uma apresentação excessivamente elegante pode passar a mensagem inconsciente que ali não se encontram as oportunidades com o melhor custo. Sendo um mercado onde o público é extremamente sensível ao preço, o possível cliente pode ser afastado mesmo antes de verificar quais são as condições comerciais, ou seja, o uso da mensagem errada afasta o público em vez de atraí-lo.

No caso acima um design que passa solidez, seriedade, mas não algo muito sofisticado seria mais adequado.

Já para captação de imóveis, geralmente os proprietários possuem um maior poder aquisitivo e esperam que o agente imobiliário “trate” seu imóvel como algo especial. Neste caso, um pouco mais de sofisticação e a associação com indicadores financeiros é mais indicado.

O mercado de pré-venda ou imóvel em planta possui clientes bem diferentes, um deles voltado ao consumidor final onde, dependendo do porte do empreendimento, é comum um casal recém-casado. O outro tem-se o investidor direto que quer investir para futura locação. Clientes com demanda e expectativas muito diferentes.

A mesma estratégia digital atrai ambos públicos? Certamente, não. Logo, se o agente imobiliário não quer perder clientes é recomendável ter um acervo digital específico para cada público. Neste caso websites, campanhas em buscadores e estratégias de captação devem ser adequadas para cada segmento de cliente.