Você conhece os principais desafios do e-commerce? A cada dia, a quantidade de pessoas online cresce no mundo todo. Nesse ambiente virtual em expansão, diversos empresários estão apostando no mundo online em busca de oportunidades de negócio.
Essa aposta deve ser seguida de preparo. Mesmo parecendo que o universo das vendas online ser repleto de vantagens e muito prático, o meio virtual tem seus desafios característico dos setor.
Uma loja online ou um negócio que faça uso intenso do meio virtual requer muito trabalho e preparação. Conhecer quais são os principais desafios de uma loja online é primordial para estar preparado e buscar soluções. Quer conhecer quais são os cinco principais desafios para um e-commerce de sucesso? Continue lendo!
Falta de Credibilidade junto ao Consumidor
Você já teve a intenção de comprar um produto ou serviço online e acabou não seguindo adiante por sentir que a loja não é confiável? Quase todos já passaram por isso. É muito comum sentir insegurança na hora de comprar um item de uma empresa que não se conhece. A falta de confiança dos clientes é uma das principais dificuldades para o e-commerce brasileiro ou global, especialmente para as lojas que estão iniciando as atividades.
A primeira forma de contornar esse problema é deixar tudo com uma aparência de profissionalismo. Apresentar as informações da empresa visivelmente ao consumidor. Informações como: endereço físico e CNPJ ajudam a transmitir credibilidade quando visíveis.
É importante criar uma área para o cliente se expressar. Comentários, avaliações, dicas ou recomendações ajudam os potenciais clientes sentirem-se mais seguros. Lendo depoimentos de outros clientes que já compraram na loja o próximo cliente percebe mais credibilidade.
Mostrar as respostas da empresa aos pontos que os cliente se posicionaram, também é importante, para passar segurança que existem pessoas por trás daquele site.
Entregas e Organização Interna
A questão logística torna-se especialmente delicada conhecendo o desafio do tópico anterior: A Desconfiança do Consumidor.
Você já esperou um item comprado online que atrasou? Qual sentimento isso lhe gerou? Insegurança? Frustração? Todas essas emoções são exacerbadas quando se trata do comércio virtual. Talvez o mesmo atraso no varejo tradicional não geraria esse grau de frustração.
Sabendo disso: Não se dê ao luxo de pecar na logística de sua loja online ou negócio virtual.
O levantamento feito pelo Reclame Aqui, entre março e abril de 2020, registrou cerca de 192 mil reclamações sobre atraso na entrega de produtos. Você quer a reputação do seu negócio abalada por constar em sites de reclamações?
A questão das entregas é uma pedra no sapato do empresário não é de hoje, mais do que vender um produto, é preciso ter um processo de entrega da mercadoria bem organizado.
Ainda que você venda os melhores produtos ou serviços ele precisa chegar a tempo para seu cliente.
Organizar-se de forma física é uma forma de resolver essa questão. Tenha um e-commerce que lhe proporcione seguir fisicamente os passos que um pedido passa na sua empresa. Acompanhe e certifique-se que os passos estão sendo seguidos. Isso ajuda demasiadamente a questão logística.
Atendimento ao cliente
Outro ponto que não é só um ponto de atenção para os negócios online. O bom atendimento é primordial para o empresário fidelizar os clientes.
Ter uma gestão efetiva em atendimento ainda é um desafio de vários e-commerces. Responder e novamente ser organizado na questão de comunicação com o cliente ajuda muito no que diz respeito à fidelização e satisfação do cliente. Outra dica é usar todos os canais para criar um bom relacionamento com os clientes, desde e-mail e telefone até as redes sociais.
Segurança Digital
A Konduto, sistema online antifraude para e-commerce, divulgou que a taxa de tentativa de fraudes no 1° semestre de 2020 ficou em 3,49%. Quando comparamos janeiro a junho de 2019, o índice cresceu cerca de 25%.
Os negócios online são especialmente visados por ataques virtuais. Além do prejuízo financeiro para o próprio empresário, a credibilidade junto aos consumidores é afetada, gerando má reputação com o mercado como um todo.
Alguns cuidados básicos ajudam muito: utilizar comunicações entre máquinas com criptografia como o SSL, contar com suporte técnico e infraestrutura de servidores com pessoas que você confie como responsável são primordiais.
Ter senhas fortes, atualização do sistema web em si e a segurança dos computadores por onde você ou sua equipe acessa seu site também contam muito.
Experiência de compra
Você gosta de se submeter a experiências que não são prazerosas? Você acha que seus clientes gostam? Você compraria novamente algo que o processo não foi prazeroso? Nas respostas dessas perguntas está o quanto importante é a experiência de compra.
Ter um site bem desenvolvido, criado de uma forma profissional e que transmita isso ao seu cliente é de fato primordial. A loja online ou site institucional ao qual traz o cliente para um canal mais tradicional deve ser responsivo, ágil e de boa usabilidade.
As informações de produtos ou serviços devem estar completamente claras. Se você é um revendedor de algo, solicite junto ao seu fornecedor ou fabricante as informações do produto. Pense: O que o consumidor precisa ou gostaria de saber sobre o produto? A resposta deve estar clara e organizada no seu site.
Caso você seja um prestador de serviço fale um pouco da experiência que o consumidor terá com isso. A experiência de compra não é uma exclusividade para o comércio de produtos, também vale para serviços.
Como um bom Desenvolvimento pode ajudar?
Você conhece agora os Cinco Principais Desafios para um E-commerce. Já pensou como solucioná-los na prática? Conte com a Borges Cunha Inteligência Digital para desenvolver seu site ou loja virtual, hospedá-lo de forma responsável, prestar suporte técnico e dar consultoria de como organizar os processos internos para que seu negócio online seja um sucesso.